quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Natal, terra de cobras, serpentes e víboras


Natal, terra de cobras, serpentes e víboras

PDF453

A tal cidade. Na tal cidade. Natal, é terra de cobras, serpentes e víboras, nas artes e nas escritas. Com cobras, jacarés e um elefante. Cidade de Cascudo; cidade que já foi conhecida por ter um poeta em cada rua, e em cada esquina um jornal. Cidade de histórias enterradas em botijas.

A SPVA acaba de incorporar e receber um novo membro: Antoine de Saint-Exupéry, e o Pequeno Príncipe, agora fazem parte da Sociedade de Poetas Vivos e Aviadores. Sua obra passa para domínio público, podendo ser editada, manuseada e reinterpretada. E os poetas da SPVA, vivos como estão, não vão perder a oportunidade de fazer novas leituras, com novas interpretações e novas apresentações, baseados no texto de maior importância e leitura, a rentabilidade, o recorde de vendas: O Pequeno Príncipe.

Como piloto, Exupéry viu coisas que muitos não viram, e poderão continuar a não ver. Com seu avião do século passado, teve a oportunidade de voar baixo e descer em qualquer lugar, mesmo sem pista, fez até alguns pousos forçados, que lhe forçaram a tomar outros rumos e destinos. O que viu deve ter relatado com precisão, em seus relatórios de bordo e depois do pouso. Como escritor teve a oportunidade de confundir e embaralhar a cabeça do povo. Coisas de um tal de Zé Perry, que fez seu avião voar junto com a sua imaginação.

Viu uma enorme cobra que nasce em Cerro Corá e percorre o paquiderme norte-rio-grandense. E junto as praias de Natal, agora mostra os seus dentes. E os índios lhe deram o nome de Potengi. A serpente de Ceará Mirim, atravessou a lagoa de Extremoz, para vir descansar onde encontrou um Capim Macio. E pelas calçadas da cidade correm com passos lagarteantes, as víboras, que se esgueiram entre as fendas das paredes, por baixo de portas e portões. Com passos rápidos e baixa estatura não distinguem o que vem pela frente, e por muitas vezes são encontradas boiando dentro de alguma piscina.

Avistando por muitas vezes o Forte do Reis Magos, que um dia foi tomado pelos holandeses, Exupéry deve ter imaginado que naquele pequeno forte visto lá de cima, morava um pequeno príncipe. E como príncipe holandês poderia ser o Mauricio de Nassau, que passou pela ilha do Flamengo em Arês, e correu para Recife. E ainda tenta uma batalha educacional na avenida Roberto Freire. Disputa com o Estácio de Sá; e os americanos junto com os potiguares.

Em seus voos de lá para cá, e daqui para lá, deve ter avistado muitos baobás no território africano, e com seu pássaro de metal deve ter feito imigrar algumas sementes, tal como as aves que voam imigrantes de lá para cá, com os ventos. Avistou baobás em Nísia Floresta, e em Macaíba a caminho de Jundiaí. O baobá de Natal foi batizado como o baobá do poeta, é cuidado e preservado por um poeta e escritor, um historiador.

Lá do alto avistou um rio nascendo em Cerro Corá, serpenteando o paquiderme norte-rio-grandense, uma enorme cobra, ele deve ter imaginado, mas pequena de onde era avistada. Via o rio serpenteando e correndo. Como aviador e escritor não perdeu a oportunidade de fazer uma descrição com uma nova visão, uma nova interpretação. Com linguagem poética fez uma licença geográfica.

E inverteu a situação. O rio cobra que percorria por dentro do elefante, passou a ser em sua história um elefante dentro de uma cobra, ou um chapéu de retirante.

 

https://www.google.com.br/search?q=ponte+newton+navarro&biw=1366&bih=753&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIiK6tzdW3xwIVQxiQCh3kxQlI#imgrc=PSDiXjtFMrTXjM%3A


Entre Natal/RN e Parnamirim/RN, 20/08/15

Roberto Cardoso (Maracajá)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
Plataforma Lattes
 

Textos disponível em
http://www.publikador.com/cultura/maracaja/2015/08/natal-terra-de-cobras-serpentes-e-viboras/




Textos correlatos- Roberto Cardoso (Maracajá)

 

Zé Perry
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5311900

No Castelo de Nassau
http://www.publikador.com/resenhas/maracaja/2014/11/no-castelo-de-nassau/

A tal cidade ..
http://jornaldehoje.com.br/tal-cidade-roberto-cardoso/

Na tal cidade ..
http://jornaldehoje.com.br/natal-cidade-roberto-cardoso/

Batalha na avenida Roberto Freire
http://jornaldehoje.com.br/batalha-na-avenida-roberto-freire-roberto-cardoso-produtor-cultural-e-ativista-cultural-rcardoso277yahoo-com-br/

 

Outros textos:

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário